10/06/2009

"" GRATIDÃO ""

Gratidão aos Amigos
Quando foi a última vez em que você foi grato à pessoa que mais se esforçou para que você alcançasse o que conquistou?
Demonstre sua gratidão a esta pessoa. Ofereça um dia de descanso, dê-lhe um presente que há tanto espera. Ou, pelo menos, diga em voz alta: “muito obrigado”. E ainda mais, diga-lhe que “apesar das dificuldades, não deixando de se preocupar com as tantas pessoas que lhe solicitavam ajuda, você se esforçou o máximo que pôde para lhe proporcionar o melhor.”E se esta pessoa estiver logo ali, do outro lado do espelho? Será que você ainda tem coragem de fazer isso que sugeri?Nós temos uma programação social muito forte que nos diz que é importante ser humilde, ser modesto, e que devemos ser gratos aos outros – sempre aos outros. Isto torna muito difícil este ato de gratidão a si próprio. Mas precisamos quebrar este paradigma e praticar.Agradeça a você mesmo, por todas as noites que virou trabalhando para um projeto, ou estudando para uma prova importante. Das viagens que conseguiu fazer, pelo lazer que proporcionou a sim próprio, pelo crescimento que obteve com suas leituras, com seus estudos, com suas amizades bem escolhidas, por todo seu desenvolvimento pessoal, por tudo de material ou não que você já conquistou.Vá diante de um espelho, olhe bem nos seus olhos, dê um sorriso e diga: “muito obrigado por tudo que você fez e por tudo que você já tentou fazer. Só nós dois sabemos. Tenho muito orgulho de você”. Além disso, pode acrescentar qualquer gratidão especial, não esquecendo que muitas coisas ainda vão ser feitas e que a pessoa do espelho vai estar junto o tempo todo.A gratidão a si próprio vai conduzi-lo a um estado de auto-estima muito mais elevado do que ficar horas e horas repetindo frases de livros de auto-ajuda. Funciona como uma confirmação positiva de aceitação a si próprio. Mais do que aceitação... Gratidão!

Gratidão a Deus
Mostremos nossa gratidão fazendo coisas para agradar a Deus.
A nossa obediência a Deus reflete a gratidão de pessoas resgatadas pelo sacrifício de Jesus. Paulo frisa bem esse fato na sua carta a Tito. Leia e pondere a mensagem de Tito 2:11 - 3:8. Este trecho destaca a necessidade da santidade nas nossas vidas: "...educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente..." (2:12). Paulo descreve os seguidores de Cristo como "um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras" (2:14). Fala sobre a obediência a Deus em termos práticos: "Lembra-lhes que se sujeitem aos que governam, às autoridades; sejam obedientes, estejam prontos para toda boa obra, não difamem a ninguém; nem sejam altercadores, mas cordatos, dando provas de toda cortesia, para com todos os homens" (3:1-2). Devemos perceber que Paulo não está ditando regras ou impondo a sua própria vontade sobre os homens. Ele descreve a conduta de pessoas realmente convertidas a Cristo, pessoas dedicadas a Deus e determinadas a fazer a vontade dele.
O mesmo texto mostra os motivos por trás desta transformação no caráter e no procedimento do discípulo do Senhor. Naturalmente sentimos gratidão, porque: (a) Deus mostrou a sua bondade para nos salvar:"Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens" (2:11); "Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos... segundo sua misericórdia, ele nos salvou..." (3:4-5); "...justificados por graça..." (3:7); (b) Temos esperança em Cristo: "...aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus" (2:13); "...a esperança da vida eterna" (3:7); (c) Jesus se sacrificou por nós: "o qual a si mesmo se deu por nós" (2:14); (d) Ele nos purificou para ser seu povo especial: "...e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras" (2:14); (e) Recebemos a renovação do Espírito Santo: "ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo" (3:5-6); (f) Ele nos fez herdeiros de Deus: "...nos tornemos seus herdeiros" (3:7).
Uma vez que Deus fez tudo isso, quem não mostraria sua gratidão na obediência? "...para que os que têm crido em Deus sejam solícitos na prática de boas obras" (3:8).
Falemos a outras pessoas sobre a bondade de Deus.
Davi reconheceu o valor da sua salvação e pediu o privilégio de poder falar para outras pessoas: "Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos" (Salmo 51:13); Paulo valorizou a sua salvação e deu importância à evangelização de outros: "...pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho" (1 Coríntios 9:16). Paulo entendeu que a divulgação do evangelho continuaria de uma geração para outra: "E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros" (2 Timóteo 2:2). Uma vez que entendemos o significado da salvação em Cristo, falaremos aos outros. Pedro e João disseram: "...pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos" (Atos 4:20).
Mostremos a nossa gratidão
Cada cristão foi resgatado pelo amor de Deus manifestado na cruz de Cristo. A nossa gratidão nos motivará a adorar a Deus, viver por ele, e divulgar a boa nova para todos ao nosso redor. Ele merece isso, e muito mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário